Home » Prótese sobre implante de resina ou porcelana?
O que você vai encontrar neste artigo:
ToggleQuando o paciente faz o tratamento de prótese sobre implante para reabilitação oral, uma dúvida é comum: afinal, qual a melhor opção, a prótese de resina ou de porcelana?
Você também está com essa dúvida martelando na sua cabeça? Então, saiba que você está no lugar certo! Neste artigo, apresentamos tudo sobre próteses sobre implantes de resina e porcelana, ajudando você a tomar uma decisão mais informada. Confira!
A resina é um material amplamente utilizado na odontologia, tanto em restaurações como na confecção de próteses. Trata-se de um material leve, de fácil adaptação pelo paciente, mas não é só isso.
Outra característica marcante da resina é sua aparência natural, muito semelhante à do dente. Por isso, é discreta e passa despercebida, garantindo maior naturalidade ao sorriso.
O material também se destaca por ter um custo mais acessível, sobretudo em comparação à porcelana. No entanto, sua durabilidade é um pouco menor, necessitando de mais cuidados do paciente para evitar danos à prótese.
A porcelana é um material cerâmico muito utilizado, por exemplo, na confecção de facetas e da prótese protocolo. Esse é um material que chama a atenção por sua estética superior, imitando a aparência do esmalte do dente natural com precisão.
Além disso, o material é muito resistente a danos como fraturas e desgastes. Se o paciente seguir todos os cuidados indicados pelo dentista, a prótese de porcelana pode durar muitos anos, mantendo a aparência e funcionalidade.
Outro ponto sobre a porcelana é sua menor suscetibilidade a manchas. Portanto, você pode tomar seu café ou vinho com maior tranquilidade, sem comprometer a aparência da prótese.
A resina e a porcelana são materiais perfeitos para confecção de próteses, mas cada um apresenta vantagens e desvantagens que devem pesar na sua decisão. Veja, a seguir, quais são as principais:
Possui a vantagem do custo acessível, o que barateia o tratamento dentário. Além disso, o tempo de confecção da prótese de resina tende a ser menor, agilizando a conclusão do tratamento.
O material também possui como ponto positivo o uso confortável, o que facilita a adaptação, principalmente no caso de pacientes com gengiva mais sensível.
Especificamente sobre as desvantagens, a resina dura menos que a porcelana, ou seja, é preciso trocar a prótese com maior frequência. Também é mais suscetível a manchas e mudança de tonalidade, demandando mais cuidado com a alimentação.
A porcelana tem a vantagem de ter uma estética mais próxima à do dente, o que é perfeito para quem busca um resultado natural. Além disso, é resistente a manchas e durável, apresentando um custo-benefício excelente.
Outra vantagem muito importante é a baixa necessidade de manutenção. Ou seja, você não vai precisar realizar procedimentos com frequência para manter a prótese em bom estado, sua preservação é mais prática.
O ponto negativo vai para o preço da prótese de porcelana, que é mais cara que a de resina. No entanto, é um investimento que compensa, porque a versão de porcelana dura mais tempo.
Leia Também:
>>>> Qual a importância da prótese para a melhoria da qualidade de vida?
Escolher entre prótese de porcelana ou de resina é uma tarefa difícil, mas é possível reduzir a chance de erro se você seguir estas dicas:
No momento, somente a prótese mais barata cabe no seu orçamento? Ou você consegue investir um pouco mais? Quando você considera seu orçamento, pode fazer uma escolha mais certeira, evitando endividamentos.
Antes de bater o martelo, pense quais são suas prioridades. Considere se a estética é um fator muito importante, a durabilidade da prótese ou a praticidade de manutenção. Assim, você pode escolher o material que melhor atende suas expectativas.
Se você não abre mão de consumir alimentos e bebidas com alto potencial de provocar manchas na prótese, o melhor é optar por um material que seja mais resistente a esse problema.
Outra dica que sempre funciona é pensar no custo-benefício da prótese. Qual alia um preço justo pelo benefício ou vantagens que oferece, considerando suas necessidades? Ao analisar esse detalhe, fica mais fácil escolher!
Seu dentista é a pessoa certa para indicar o melhor material, considerando seu caso específico. Lembre-se de que cada caso é único e um material que é bom para uma pessoa pode não ser a melhor escolha para você. Seu dentista é a melhor pessoa para fazer uma recomendação mais precisa.
Na clínica Larissa Ferioli Odontologia, você tem o suporte necessário para definir o material perfeito para sua prótese sobre implante, por isso, agende uma avaliação! Nossa equipe está à disposição para esclarecer suas dúvidas e te ajudar nessa escolha, garantindo o melhor resultado para seu sorriso!
Leia Também:
>>>> Por que escolher facetas de porcelana em vez de outros procedimentos?
>>>> Recupere o sorriso e a confiança com implante dentário em Curitiba