BLOG
Mulher ruiva de cabelos compridos, animada e com dedos torcidos desejando que algo dê certo.
11 de julho de 2025
Compartilhe:

Dentadura móvel te incomoda? Veja quando é o momento certo para mudar para a fixa

Você já sentiu insegurança ao falar, mastigar ou sorrir por causa da sua dentadura móvel? Esses problemas são muito comuns entre pacientes da melhor idade, mas saiba que existe uma solução mais confortável e eficiente, a dentadura fixa sobre implantes.

Ainda não conhece essa solução? Neste caso, continue a leitura para descobrir detalhes sobre ela e os principais sinais de que está na hora de trocar sua dentadura móvel pela fixa. Vamos lá?

Mulher ruiva de cabelos compridos, animada e com dedos torcidos desejando que algo dê certo.

Fonte: Freepik

O que é a dentadura fixa? 

Trata-se de uma solução para reposição de dentes naturais perdidos pelo paciente. Seu principal diferencial é o fato de ser fixa sobre implantes dentários, o que oferece vários benefícios.

Os implantes são colocados no osso da gengiva do paciente por meio de uma cirurgia pequena e totalmente segura. Depois, instala-se a prótese sobre os implantes, reabilitando o sorriso e funções orais.

Essa solução também é conhecida como prótese sobre implantes e um dos tipos mais utilizados é a prótese protocolo. É a mais moderna e eficiente disponível no mercado atualmente para repor dentes.

Dentadura móvel x prótese protocolo: qual a diferença?

A prótese total convencional (dentadura) e a prótese protocolo repõem dentes e reabilitam funções orais, como a de mastigação, mas elas são muito diferentes entre si. 

Veja, a seguir, características de cada uma e entenda por que a prótese protocolo sobre implantes é a melhor opção:

Dentadura móvel

  • Requer colas ou cremes adesivos para melhor fixação; 
  • Pode causar atrito, desconforto e machucados na boca;
  • Necessita de substituição periódica devido ao desgaste e à perda óssea;
  • Limita a alimentação e a fala em alguns casos, por ser mais suscetível a danos.

Prótese protocolo fixa sobre implantes

  • É fixada em implantes dentários, sem risco de cair;
  • Distribui a força da mastigação de maneira uniforme, protegendo o osso da gengiva, de modo a evitar a reabsorção;
  • Permite comer sem limitações, falar e sorrir com naturalidade;
  • Possui longa vida útil, podendo durar décadas com os cuidados certos.

Troca da dentadura móvel por uma fixa: 5 sinais de que está na hora de fazer a sua

O desenvolvimento da odontologia fez com que surgissem opções mais eficientes de reposição de dentes, principalmente para quem enfrenta prótese solta e as complicações que isso traz.

Mas quando saber que está na hora de trocar sua dentadura por uma prótese fixa? Na realidade, a substituição é sempre a melhor escolha, pois a prótese fixa oferece mais benefícios ao paciente. No entanto, dá para saber com mais clareza que chegou esse momento quando você identifica estes sinais:

1. Falta de estabilidade

Sua dentadura “escapa” quando você mastiga, sorri ou fala? Esse é um sinal de falta de estabilidade. No caso específico da mastigação, isso gera dor ou dificuldade para triturar alimentos, o que compromete a alimentação e pode levar à desnutrição.

2. Machucados frequentes na boca

A dentadura convencional tende a ficar mal ajustada e isso aumenta o risco de machucados na boca. Com o tempo, esses ferimentos recorrentes afetam a saúde bucal e a qualidade de vida.

3. Insegurança ao falar ou sorrir

Quem usa dentadura móvel geralmente evita falar em público, rir ou sair com amigos por medo de passar por situações constrangedoras como a queda da dentadura. Se você quer se livrar disso, a dentadura protocolo é a melhor opção.

4. Restrições alimentares

Evitar carnes, frutas mais duras ou alimentos crocantes é um sinal claro de que sua dentadura não está cumprindo bem o papel funcional. Ao realizar a troca por uma prótese fixa, evita-se essas limitações.

5. Perda óssea 

O osso da gengiva vai se reabsorvendo sem o estímulo das raízes dentárias, fazendo com que a dentadura “afunde”, gerando mudança no rosto e piorando a fixação da prótese.

Identificou um ou mais desses sinais? Converse com um dentista para a melhor idade especializado em reabilitação oral. A prótese sobre implante recupera o conforto de sorrir e mastigar com segurança.

Benefícios da dentadura fixa sobre implantes

  • Estabilidade e conforto durante o uso, uma vez que a dentadura não se move, não machuca e permite que você fale, coma e sorria com naturalidade;
  • Mastigação eficiente, sendo possível voltar a consumir alimentos que antes eram evitados, melhorando a nutrição e o prazer de comer;
  • Preservação óssea, pois os implantes estimulam o osso da mandíbula ou maxila, evitando a reabsorção comum em quem usa dentadura móvel;
  • Aparência renovada, já que a prótese fixa evita o aspecto de rosto murcho, frequente quando a dentadura afunda por falta de suporte ósseo;
  • Melhora na fala, com a articulação mais clara das palavras, pois não há o risco de a prótese se deslocar;
  • Mais autoestima e liberdade, voltando a sorrir sem medo e a viver com mais espontaneidade.

Dentadura fixa em Curitiba: renove seu sorriso e autoestima no Consultório Larissa Ferioli

O consultório Larissa Ferioli é o lugar perfeito para fazer sua dentadura fixa em Curitiba. Somos especializados em reabilitação oral, com acompanhamento individualizado e tecnologia para devolver conforto e autoestima ao paciente. Agende uma avaliação!

 

Leia também:
>>>> Prótese protocolo: liberdade para sorrir, comer e falar com segurança