BLOG
mulher no dentista escolhendo tipos de tons porcelana
24 de setembro de 2025
Compartilhe:

Coroa de porcelana: o que é, quando usar e por que ela parece um dente de verdade

A coroa de porcelana é uma das soluções para devolver funcionalidade ao dente que sofreu danos mais extensos. Com ela, é possível reabilitar dentes comprometidos, devolvendo função e estética.

Ainda não conhece a coroa dental de porcelana? Aqui neste artigo, apresentamos tudo o que você precisa saber. Continue lendo para descobrir detalhes sobre a solução e saiba por que garante um resultado natural.

mulher no dentista escolhendo tipos de tons porcelana

Fonte: Freepik

O que é a coroa de porcelana?

A coroa de porcelana é uma prótese fixa que recobre a parte externa do dente, funcionando como uma “capa protetora”. Ela é confeccionada sob medida para o paciente, o que garante um ajuste perfeito ao dente, oferecendo conforto no uso.

É diferente da obturação ou restauração simples, que repara apenas parte do dente. A coroa dental de porcelana envolve todo o dente, proporcionando resistência extra e proteção contra novas fraturas ou infiltrações. 

A porcelana é um material altamente resistente, mas ao mesmo tempo estético. Ele reproduz fielmente a aparência dos dentes naturais, desde a tonalidade até o grau de translucidez.

Leia mais:
>>>> Pacientes internados também precisam de cuidados com os dentes? Saiba como funciona

Principais indicações de uso: saiba quando a coroa dentária é a melhor escolha

A coroa dentária de porcelana é indicada quando o dente sofreu danos significativos e não pode ser restaurado com resina ou procedimentos mais simples. A recomendação de uso é mais comum em:

  • Tratamento de canal mais extenso, quando o dente fica mais frágil. A coroa dentária evita a quebra do dente, devolvendo sua estrutura e funcionalidade;
  • Fraturas dentárias, principalmente quando a quebra é extensa e compromete a função mastigatória;
  • Cáries profundas, em casos nos quais a estrutura remanescente é insuficiente para suportar uma restauração simples;
  • Desgaste dentário severo, como os que são causados pelo bruxismo;
  • Correção estética, com a finalidade de alinhar cor, forma e tamanho dos dentes, garantindo ainda uma estrutura mais robusta.

A prótese atua como reforço estrutural e como solução estética, devolvendo função e beleza ao sorriso. Consulte um dentista para saber com precisão se a coroa é a melhor escolha para seu caso.

Como é o processo de instalação da coroa dental?

A colocação de coroa dentária envolve planejamento detalhado e precisão técnica, por isso deve ser realizado por um profissional capacitado. O processo geralmente abrange as seguintes etapas:

  1. Avaliação e planejamento: o dentista realiza exame clínico e radiográfico para avaliar a saúde do dente e definir o melhor tipo de coroa;
  2. Preparo do dente: é feito um desgaste controlado, se necessário, para criar espaço para a coroa. Assim, garante-se que se ajuste perfeitamente e não cause desconforto durante o uso;
  3. Moldagem: pode ser feita de forma tradicional (com material de moldagem) ou digital (com scanner intraoral), que envia as medidas para o laboratório protético;
  4. Confecção da coroa: o protético confecciona a coroa dentária de porcelana no laboratório, de forma individualizada, seguindo cor e formato dos dentes naturais;
  5. Prova e ajuste: o dentista testa a coroa na boca do paciente, ajustando cor e encaixe antes da colocação definitiva;
  6. Instalação final: a coroa é fixada com cimento odontológico de alta resistência, garantindo durabilidade e estabilidade.

O tempo de tratamento varia conforme o caso e a tecnologia utilizada, mas, em geral, leva de uma a duas consultas. O processo é relativamente simples e entrega um bom resultado, desde que a colocação de coroa dentária seja feita por um dentista capacitado.

Coroa de porcelana: diferenciais em relação a outros materiais

A coroa de porcelana apresenta vantagens especiais quando comparada a coroas metálicas ou de resina. Seus principais diferenciais são:

Estética superior

A porcelana reproduz de forma natural a cor, o brilho e a translucidez dos dentes. Por isso, a prótese é praticamente indistinguível de um dente verdadeiro, o que a torna a melhor escolha para quem deseja um resultado natural.

Alta resistência e durabilidade

O material é extremamente resistente, suportando as forças mastigatórias do dia a dia sem perder a forma ou se quebrar com facilidade. Isso impacta na durabilidade da prótese, que é maior do que a de uma coroa de resina.

Na prática, isso significa que a coroa de porcelana tem maior vida útil e não precisa passar por trocas com frequência, o que ajuda a economizar, sobretudo em longo prazo.

Biocompatibilidade

A porcelana não provoca reações alérgicas ou irritações na gengiva, sendo bem aceita pelo organismo. Diferentemente de outros materiais, como os metais, que possuem um risco elevado de gerar alergias.

Manutenção da cor

Alguns materiais odontológicos, como a resina, ficam com manchas de café, vinho, alimentos ou cigarro com maior facilidade. A porcelana vai na contramão, mantendo sua tonalidade original por muito mais tempo.

Coroa de porcelana em Curitiba: conte com a expertise do Consultório Larissa Ferioli

O Consultório Larissa Ferioli é referência em reabilitação oral estética e funcional, e conta com dentista Curitiba qualificado em coroas dentárias. No consultório, o paciente tem acesso a técnicas modernas e personalizadas que restauram o dente e devolvem a confiança de sorrir novamente. Agende uma avaliação e faça coroa de porcelana em Curitiba conosco!

Veja também:
>>>> Você sonha com um sorriso mais branco e alinhado? Veja como as facetas de porcelana podem ajudar
>>>> Facetas de porcelana amarelam com o tempo? Saiba quando renovar seu sorriso