BLOG
Mulher de mais idade, sorrindo e comendo algo mais firme, mostrando ser possível com dentadura fixa
21 de outubro de 2025
Compartilhe:

Quais são os ganhos reais de uma dentadura fixa no dia a dia?

A dentadura fixa é a melhor solução para quem perdeu dentes naturais e precisa de uma reabilitação oral. Ela devolve a função mastigatória, mas não é só isso. A prótese fixa também colabora para a autoestima do paciente.

Mas, afinal, quais são os ganhos reais que se tem ao usar uma dentadura fixa? Aqui, respondemos essa dúvida de uma vez por todas. Continue lendo para descobrir!

Mulher de mais idade, sorrindo e comendo algo mais firme, mostrando ser possível com dentadura fixa

Fonte: Freepik

Benefícios da dentadura fixa: conheça 7 ganhos reais

Quem migra da dentadura móvel para a fixa percebe uma transformação significativa em sua rotina. A seguir, listamos os principais ganhos que impactam a qualidade de vida e justificam o investimento:

1. Estabilidade ao mastigar

É comum que o paciente sinta que a dentadura móvel se desloca ao mastigar alimentos mais consistentes. Isso dificulta a mastigação e pode causar machucados na boca.

A dentadura fixa sobre implantes resolve esse problema. O fato de ser presa sobre o implante dentário garante estabilidade na mastigação. O paciente sente mais confiança ao se alimentar, sem medo de a prótese sair do lugar.

2. Melhora da fala

A instabilidade da prótese móvel pode causar alteração na dicção e provocar situações constrangedoras, como a dentadura se soltar da boca durante uma conversa. 

A prótese fixa elimina esse risco porque fica “presa” na boca, totalmente estável sobre os implantes. Com isso, a fala se torna clara, deixando a comunicação muito mais natural.

3. Liberdade alimentar

O uso da dentadura móvel limita a alimentação, já que esse tipo de prótese não é capaz de triturar carnes mais fibrosas, frutas duras, nozes e alguns pães. 

Com a dentadura fixa não há essas limitações. A prótese sobre implantes permite que o paciente retome o prazer de comer sem restrições, redescobrindo sabores que antes eram deixados de lado.

4. Sensação palatal mais natural

Muitos pacientes reclamam da cobertura do palato (céu da boca) feita pelas dentaduras móveis. Ela interfere na percepção dos sabores e gera desconforto. 

As próteses fixas deixam o palato livre. Isso é muito importante porque proporciona uma experiência mais próxima dos dentes naturais, facilitando a adaptação.

5. Higiene facilitada

A higienização da dentadura móvel exige cuidados específicos e pode ser incômoda, uma vez que o paciente precisa tirar a prótese com frequência. 

Em contraposição, a prótese fixa é higienizada de maneira semelhante aos dentes naturais, com escovação, fio dental e enxaguantes. Ela simplifica a rotina de cuidados.

6. Redução de feridas

O atrito da dentadura móvel com a gengiva costuma causar feridas, aftas e inflamações. Esses problemas dificultam o uso e a adaptação, fazendo com que muitos pacientes desistam do uso.

A fixação da prótese em implantes elimina esses pontos de pressão, mantendo-a estável na boca. O resultado? Mais conforto e prevenção de lesões recorrentes.

7. Maior autoestima

O paciente recupera a autoconfiança com a dentadura fixa. Ele volta a sorrir sem medo, a falar sem receio de constrangimentos e a se sentir seguro em situações sociais, familiares e profissionais. Isso contribui para que tenha qualidade de vida e bem-estar emocional.

Leia mais:
>>>> Dentadura móvel te incomoda? Veja quando é o momento certo para mudar para a fixa

Sinais de que chegou a hora de mudar da dentadura móvel para a fixa

  • Adesivo que descola com frequência: se o paciente precisa reaplicar cola diversas vezes ao dia, é um sinal de que a prótese perdeu sua adaptação;
  • Dor e desconforto constantes: feridas, inflamações e incômodos recorrentes são indícios claros de que a dentadura móvel está prejudicando mais do que ajudando;
  • Vergonha ao falar ou sorrir: a insegurança para se comunicar indica que está na hora de mudar para dentadura fixa;
  • Restrição alimentar crescente: seu cardápio está cada vez mais limitado? A dentadura fixa pode devolver liberdade e prazer à alimentação.

Tipos de prótese fixa: descubra as opções

A reabilitação oral pode ser feita com diferentes tipos de prótese fixa, cada um indicado conforme a necessidade e o perfil do paciente. Os principais são:

Prótese Protocolo

A dentadura protocolo é uma prótese total fixa sobre implantes, ideal para quem perdeu todos os dentes. Ela é parafusada nos implantes e oferece grande estabilidade, além de devolver a estética natural do sorriso. O tempo de adaptação costuma ser rápido, e a manutenção envolve revisões periódicas com o dentista.

Overdenture

A overdenture é uma solução intermediária. Também é apoiada em implante de dentadura fixa, mas tem o diferencial de poder ser removida pelo paciente para higienização. O tempo de adaptação é curto, sendo uma opção interessante para a melhor idade.

Implante unitário

Solução para quem perdeu apenas um ou alguns dentes isolados. O procedimento usa implantes individuais, sobre os quais são fixadas próteses que imitam perfeitamente os dentes naturais. O tempo de adaptação varia, mas o resultado estético e funcional é altamente satisfatório.

Dentadura fixa em Curitiba: onde encontrar o tratamento ideal

O Consultório Larissa Ferioli é uma excelente alternativa para quem quer investir na dentadura fixa Curitiba. Contamos com profissionais experientes, inclusive com dentista para a melhor idade, oferecendo uma atenção personalizada ao paciente.

Realizamos avaliação individual, planejamento digital e acompanhamento próximo, dando o suporte que o paciente precisa durante o tratamento para ter segurança e tranquilidade. Agende já uma avaliação! 

Leia também:
>>>> Prótese protocolo ou dentadura fixa: entenda como funciona
>>>> Prótese protocolo: liberdade para sorrir, comer e falar com segurança