BLOG
Implante dentário em Curitiba
21 de fevereiro de 2024
Compartilhe:

Como saber se meu implante dentário deu certo?

Uma das principais preocupações de pacientes ao fazer implante dentário é saber se o procedimento deu certo. Curiosamente, a taxa de sucesso do procedimento é alta, um pouco maior que 90%.

No entanto, pode acontecer de o implante dar errado, o que pode estar associ,,ado a diferentes fatores. Portanto, cada caso deve ser analisado individualmente.

Está preocupado com seu implante dental e quer saber se o procedimento deu certo? Então, continue a leitura para conferir quais são as principais formas de descobrir isso!

O que é o implante dentário?

Trata-se de um pino de material biocompatível, peça que é colocada no osso da gengiva por meio de cirurgia. Esse pino tem como finalidade substituir a raiz do dente natural e é sobre ele que será colocada a prótese dental.

É um procedimento que viabiliza a reposição de dentes naturais que foram perdidos pelo paciente. Diferencia-se da dentadura tradicional por proporcionar estabilidade à prótese, rapidez de adaptação e um resultado natural.

Quando fazer o tratamento com implante dentário?

O tratamento com implante dentário visa à reposição de dentes naturais perdidos. Portanto, permite reabilitar o sorriso, tornando-o perfeito tanto na parte estética como na funcional.

Indica-se a cirurgia de implante dentário para quem perdeu dentes, seja um ou todos, da arcada. Assim, conseguirá repô-lo, minimizando problemas comuns da falta de dentes.

Ao realizar o procedimento e colocar a prótese sobre implantes é possível retomar a autoestima do paciente, garantindo-lhe um sorriso completo. Além disso, assegura-se uma mastigação adequada, evita-se dor de cabeça ao mastigar e a mobilidade dos dentes que restaram, entre outros problemas.

Implante dentário: como saber se deu certo?

Como qualquer procedimento, há uma possibilidade, ainda que pequena, de o implante não dar certo. Quando o procedimento foi um sucesso, é possível identificar sinais pontuais. A seguir, apresentamos os mais comuns:

1. Ausência de dor

A ausência de dor é um bom sinal! Agora, ter dor intensa, que não passa ou se agrava, não é normal. Trata-se de um sinal claro de que algo está errado com o implante dentário. Ao identificar esse sintoma, recomenda-se consultar o dentista o quanto antes.

2. Estabilidade do implante

O implante dentário deve ficar estável no osso da gengiva. Qualquer sinal de mobilidade precisa ser comunicado ao dentista, que verificará o que está acontecendo e tomará a ação necessária.

3. Bom processo de osseointegração

Isso é algo que só é possível verificar por meio de exames de imagem, como o raio X. Daí a importância de realizar consultas regulares ao dentista para acompanhamento do caso.

Assim, poderá fazer esses exames periodicamente, identificando com facilidade se o tratamento está evoluindo conforme o planejamento inicial.

4. Ausência de infecção

Não identificar infecções é um sinal típico de que o implante deu certo. Na infecção, o paciente pode ter febre, dor no local da cirurgia e secreções, como o pus. Novamente, a consulta ao dentista é essencial para eliminar esses problemas.

5. Zero sinal de peri-implantite

A peri-implantite é uma inflamação nos tecidos ao redor do implante, processo que pode levar à perda óssea. Consequentemente, perde-se o osso de suporte e o implante.

E quais são os sinais desta condição? Inchaço do tecido mole, sangramento, secreção, dor e perda óssea. Se você não identificar esses sintomas, é um bom sinal, seu implante deu certo!

O que faz o implante dental dar errado?

Uma série de fatores contribuem para a implante dental dar errado. Se você os conhecer, poderá evitá-los, aumentando a chance de sucesso do procedimento.

O mais comum é o tabagismo, que compromete o processo de cicatrização e osseointegração. O bruxismo também é um agravante, assim como a falta de higiene bucal, que aumenta o risco de infecções.

Doenças sistêmicas, como a osteoporose, podem contribuir para o insucesso do tratamento, bem como doenças periodontais, processos inflamatórios e infecções bucais.

Outro problema comum é a falha no planejamento e execução da cirurgia de implante dental, com o posicionamento inadequado do pino. No entanto, é fácil evitar esse problema: basta realizar o implante dentário junto a um dentista especialista.

É o caso do implantodontista, que tem amplo conhecimento em implantes. Isso ajuda a reduzir o risco do procedimento, pois o profissional sabe exatamente como agir para garantir a segurança do paciente e o sucesso do tratamento. Portanto, não deixe de colocar implantes com um especialista!

Implante dentário em Curitiba

A Larissa Odonto é a melhor clínica para você fazer seu implante dentário em Curitiba! Não é para menos, afinal, conta com estrutura completa e moderna, equipamentos com tecnologia avançada e espaço seguro e agradável.

Além disso, possui equipe com especialistas, profissionais altamente qualificados e atualizados que atendem clientes de forma humanizada e personalizada. Por isso, o resultado do tratamento é único!

Aproveite para agendar uma avaliação em nossa clínica e tenha acesso a uma dentista Curitiba especialista para realizar o implante dental!

Leia também:

>>>Guia completo: como escolher o melhor dentista em Curitiba
>>Dentistas no Batel em Curitiba: cuidados odontológicos de alta qualidade