BLOG
A imagem mostra um exemplo de uma pessoa que uma lente de contato dentária
8 de setembro de 2024
Compartilhe:

Manutenção das lentes de contato dentais: quando é hora de garantir um sorriso perfeito novamente?

Você sabia que deve realizar a manutenção das lentes de contato dentais após a colocação? Sim, esse processo é obrigatório para garantir um sorriso perfeito por muito tempo.

Se você não sabe quando fazer a manutenção da lente dental, continue a leitura para descobrir quais sinais indicam que chegou o momento de fazer uma visita ao seu dentista para cuidar de seu sorriso!

A imagem mostra um exemplo de uma pessoa que uma lente de contato dentária

 

A lente de contato dental precisa de manutenção?

A princípio, é importante esclarecer um ponto: as lentes de resina e de porcelana precisam, sim, de manutenção. Portanto, nada de não aparecer mais no consultório do dentista após realizar esse procedimento de odontologia estética.

O motivo é simples: elas são suscetíveis a danos, como manchas, alterações de cor, desgaste, descolamento, entre outros. Na consulta de manutenção, o dentista verifica a necessidade de procedimentos para manter o sorriso sempre perfeito.

Além disso, o dentista analisa a saúde bucal do paciente, verificando se há cáries, doenças gengivais ou tártaro, que podem comprometer as próteses. Assim, é possível tratar esses problemas o quanto antes, mantendo a saúde bucal e a integridade das lentes.

Viu só como a manutenção da lente de contato dental porcelana ou resina é importante? Não deixe de realizá-la periodicamente, conforme a orientação de seu dentista.

 

Lentes de contato dentais: sinais de que chegou a hora da manutenção

As lentes de contato dentais costumam dar sinais de que chegou a hora da manutenção. A seguir, apresentamos alguns dos mais comuns para que você consiga identificá-los e agende uma consulta o quanto antes:

 

1. Desgaste natural das lentes de contato dentais

Poucos sabem, mas as lentes de contato dentais podem apresentar desgastes naturais devido ao atrito constante durante a mastigação e hábitos como ranger os dentes (bruxismo).

Mas como saber se as lentes estão desgastadas? Simples, é só verificar se estão mais finas ou com bordas irregulares, características que são fortes indícios de desgaste e necessidade de troca.

 

2. Mudança de cor

A lente de contato dental é resistente à mudança de cor e manchas, principalmente a de porcelana. No entanto, ela pode apresentar esses problemas, sobretudo quando o consumo de alimentos e bebidas com corantes for alto.

Se notar alterações de cor nas próteses, o ideal é ir ao dentista para realizar procedimentos de manutenção. No entanto, dependendo da complexidade do caso, talvez não seja possível remover o problema. Nesse caso, é preciso trocar a lente.

 

3. Alteração no formato

Outro sinal comum que as lentes de contato dental dão é a mudança no formato, com assimetrias e bordas lascadas. Isso é reflexo de um desgaste mais intenso e pode comprometer o sorriso. Marque uma consulta para evitar isso!

 

Leia Também:

>>>> Dicas de como cuidar bem das lentes de contato dental

 


4. Desconforto durante a mastigação

Não é comum sentir desconforto ou dor ao mastigar! Esses problemas podem indicar que as lentes estão danificadas ou desalinhadas, precisando de manutenção. Além disso, fraturas pequenas podem causar esses incômodos.

 

5. Alterações estéticas das próteses

Mudanças estéticas das próteses também indicam necessidade de manutenção. É o caso da perda de brilho, desalinhamento ou assimetria entre os dentes. Qualquer alteração dessas é sinal de que está na hora da manutenção!

 

Qual a frequência das consultas de manutenção?

Depende do caso do paciente, mas normalmente o dentista indica o retorno ao consultório a cada seis meses. Na ocasião, o profissional avalia a integridade das lentes, faz uma limpeza profissional e eventuais ajustes, se necessários.

É importante reforçar que as consultas periódicas são importantes não somente para a manutenção das lentes dentais, mas também da saúde bucal. Por isso, não deixe de realizá-las!

 

Como prolongar a vida útil das lentes de contato dentais

Dá para aumentar a vida útil das lentes de contato dentais se você adotar cuidados especiais em sua rotina. A seguir, apresentamos o que fazer para manter suas próteses em bom estado por mais tempo:

 

1. Cuidado com a alimentação

Evite o consumo de alimentos duros, como castanhas e torresmo, pois eles podem danificar as próteses. Além disso, recomenda-se que evite alimentos e bebidas que mancham as lentes, como café, vinho tinto e beterraba.

 

2. Tenha uma rotina de higienização bucal adequada

Escovar os dentes regularmente é um dos principais segredos para preservar as lentes. Use uma escova macia e uma pasta de dente que não seja abrasiva. E não se esqueça do fio dental!

 

3. Evite hábitos nocivos

É o caso de roer unhas, mastigar objetos (como canetas e lápis) ou ranger os dentes. Se você tem bruxismo, recomenda-se que faça o tratamento dessa condição, o que ajudará a preservar as próteses.

 

4. Visite seu dentista regularmente

O ideal é que faça o acompanhamento a cada seis meses. O dentista realizará procedimentos que garantirão sua saúde bucal e a preservação das lentes de contato dental.

 


Lentes de contato dentais em Curitiba

Você pode realizar procedimentos de manutenção, ou a instalação da lente de contato dental, na Larissa Odonto! Contamos com uma estrutura moderna e equipe altamente qualificada para te atender. Agende sua consulta!

 

Leia Também:

>>>> Dentistas em Curitiba: conheça as especialidades oferecidas na região do Batel

>>>> Como colocar lente de contato no dente?