BLOG
clareamento dental
15 de março de 2024
Compartilhe:

Mitos e verdades sobre o clareamento dental: descubra!

 

clareamento dental
O clareamento dental é um dos tratamentos odontológicos estéticos mais desejados. Não é para menos, já que é capaz de transformar o sorriso, eliminando a tonalidade amarelada e manchinhas dos dentes.

Ainda que seja popular, esse é um tratamento envolto em uma série de mitos que acabam confundindo muitas pessoas que têm interesse em realizá-lo.

Afinal, o que é verdade sobre o clareamento de dentes? Aqui, abordamos os principais mitos e verdades. Continue a leitura para descobrir quais são e saiba mais sobre esse tratamento odontológico!

1. Clareamento dental caseiro não funciona

Mito. Existem dois tipos de clareamento dental: o feito em consultório e o caseiro. Curiosamente, ambos entregam o mesmo resultado. A diferença está no período que demora para chegar no nível de clareamento que deseja.

Por ser feito em casa, sem a supervisão de um dentista, na versão caseira se utiliza ativo clareador de baixa concentração. Portanto, o clareamento acontece, porém de forma mais lenta.

Já no clareamento dental consultório, o dentista usa um ativo clareador de maior concentração, o que acelera o processo. Além disso, pode fazer o clareamento dental a laser, que entrega resultados em poucas sessões.

E qual é o melhor tipo de clareamento dental? Como ambos entregam o mesmo resultado, recomenda-se que considere em quanto tempo deseja clarear os dentes. Se tiver pressa, o clareamento dental em consultório é a melhor alternativa.

2. Clareamento dental danifica os dentes naturais

Mito. O dente natural pode ficar um pouco sensível durante o processo, mas não fraco ou poroso. Portanto, mantém-se a estrutura do dente, preservando sua integridade.

Quanto à sensibilidade, ela pode acontecer e a intensidade varia de acordo com o perfil do paciente. É comum após as sessões de clareamento e passa naturalmente, sem que você precise fazer nada, em poucas horas.

3. Restaurações mudam de cor ao fazer o clareamento de dentes

Mito. Apenas o dente natural muda de cor durante o tratamento e o ativo clareador não altera a tonalidade de restaurações, muito menos de próteses dentárias.

Logo, se quiser fazer o clareamento e tiver restaurações e/ou próteses, terá de substituí-las após iluminar os dentes. Senão, há o risco de ter irregularidades de cor no sorriso.

4. O resultado do clareamento de dente dura para sempre

Mito. Então, quanto tempo dura o clareamento dental? Isso varia entre os pacientes e cuidados que adotam no dia a dia para evitar a cor amarelada e manchas.

De maneira geral, recomenda-se que o paciente faça um retoque do clareamento de dentes a cada dois anos. Dessa forma, conseguirá manter os resultados, deixando o sorriso iluminado por mais tempo.

5. Deve-se evitar alguns alimentos no pós-clareamento dental

Verdade. Após o clareamento, recomenda-se que o paciente evite o consumo de alimentos e bebidas que tenham corantes naturais ou artificiais, como molho de tomate, beterraba, chocolate, café, refrigerante, entre outros.

Outro cuidado que se deve ter é com o cigarro, uma vez que possui substâncias que interferem na cor do dente. O ideal é deixá-lo de lado inclusive depois do pós-imediato, minimizando o risco de perder os resultados em curto prazo.

6. Quem tem dentes sensíveis não pode fazer clareamento

Mito. Quem tem dentes sensíveis pode, sim, fazer o clareamento. A única diferença é que o dentista pode indicar a preparação do dente com um algum produto dessensibilizante.

Outra possibilidade é a utilização de nitrato de potássio antes da sessão de clareamento dental em consultório. Esses cuidados extras reduzem a sensibilidade e possibilitam que o paciente faça o tratamento com muito mais conforto.

7. Creme dental clareador realmente funciona

Mito. Os cremes dentais que você compra na farmácia ou mercado não possuem agentes clareadores ou têm baixíssima quantidade desses ativos.

Esses produtos normalmente têm agentes abrasivos em sua fórmula, o que ajuda a amenizar manchas superficiais, dando a impressão de que o dente está mais branco.

Mas não se engane: não se trata de um resultado significativo, que realmente altere seu sorriso. Além disso, há um risco alto de danificar seu dente natural, dependendo da qualidade do produto que utilizar.

Logo, o ideal é que faça o tratamento sob a orientação de um dentista. Dessa forma, conseguirá preservar seus dentes naturais, evitando complicações.

8. Não é preciso de um dentista para fazer o clareamento

Mito. Há quem compre ativos clareadores por conta própria e use sem a orientação de um dentista, mas isso é extremamente perigoso! Além de não ter certeza da procedência do produto, pode ser que o utilize de forma errada e numa concentração inadequada.

É justamente aí que está o problema! Há uma chance alta de danificar os dentes naturais, bem como de provocar machucados dolorosos na gengiva. Portanto, sempre faça o clareamento sob orientação de um dentista.

A clínica Larissa Odonto disponibiliza equipe capacitada para realizar seu clareamento dental em Curitiba! O atendimento é personalizado, o consultório possui estrutura completa, equipamentos modernos e dentista Curitiba preocupado em entregar o melhor resultado ao paciente. Agende sua avaliação!