BLOG
mulher sorrindo destacando destes com lentes de contato
3 de dezembro de 2025
Compartilhe:

O que significa “mínimo desgaste” nas lentes de contato?

Você tem vontade de colocar lentes de contato dental, mas sempre fica em dúvida sobre o que é o mínimo desgaste que muitos dentistas falam?

A expressão tem relação com a odontologia aditiva, que valoriza a preservação máxima dos dentes naturais. Aqui, explicamos o que mínimo desgaste quer dizer. Confira e saiba o que é e quando é aplicado!

mulher sorrindo destacando destes com lentes de contato

Fonte: Freepik

O que é o conceito de “mínimo desgaste” nas lentes de contato dental

A expressão “mínimo desgaste” se refere ao quanto o dente natural precisa ser preparado para receber a lente de contato dental. O desgaste não significa dano ou remoção agressiva da estrutura dentária, mas sim um refinamento da superfície.

Quando necessário, o desgaste é realizado de forma controlada, apenas nas áreas necessárias para permitir o encaixe perfeito das lentes para dente. Consequentemente, garante-se um melhor resultado, com durabilidade e naturalidade.

O dentista realiza uma espécie de polimento superficial do esmalte, removendo micras de espessura, o que muitas vezes é imperceptível a olho nu. O objetivo é criar espaço suficiente para que a lente se ajuste com naturalidade, sem aumentar o volume dos dentes.

O conceito de desgaste mínimo vem da odontologia aditiva. Essa abordagem prioriza a conservação do esmalte do dente, realizando preparo mínimo apenas para maximizar a adesão e a longevidade da lente. 

Leia mais:
>>>> Porcelana ou resina no inlay: o que muda em estética, ajuste e durabilidade

Mínimo desgaste: quando é possível realizá-lo?

O mínimo desgaste é indicado em correções sutis, quando o paciente busca apenas pequenas alterações de formato, cor, tamanho ou fechamento de espaços entre os dentes (diastemas). 

Nessas situações, o dentista consegue aplicar as lentes para dente sobre o esmalte com pouco ou nenhum desgaste, preservando praticamente toda a estrutura natural.

Por exemplo, se o paciente tem dentes alinhados, porém com pequenas imperfeições ou coloração amarelada sutil, a lente dental pode corrigir esses detalhes sem necessidade de desgaste perceptível. 

Mas atenção! O mínimo desgaste não é regra, e sim uma possibilidade planejada individualmente. O dentista precisa avaliar fatores como esmalte, posição dentária e proporções para definir se há necessidade de realizá-lo. Nem sempre é preciso desgastar o dente.

Quando é necessário um preparo maior dos dentes naturais?

Há casos em que o preparo um pouco mais intenso é inevitável para garantir uma boa aderência da lente no dente. De maneira geral, dentes com desalinhamentos mais acentuados, manchas muito escuras ou correções estruturais mais complexas demandam um preparo mais extenso. 

O dentista pode indicar, por exemplo, o alinhamento prévio ou uso de facetas, que geralmente exigem o desgaste prévio do dente. O importante é que mesmo quando há necessidade de um desgaste mais perceptível, o procedimento continua sendo minimamente invasivo e planejado para preservar o máximo possível da estrutura dental.

Lente dental: como garantir os melhores resultados com desgaste mínimo do dente

O planejamento digital do sorriso e o uso de tecnologias modernas permitem alcançar resultados naturais, duradouros e com mínimo desgaste dos dentes. Veja quais recursos podem ser utilizados: 

1. Mock-up

O dentista pode fazer um mock-up, que é uma ferramenta que oferece ao paciente uma visão prévia de como ficará seu sorriso. Essa etapa orienta o profissional sobre quais áreas precisam de desgaste mínimo, podendo planejar melhor o tratamento.

2. Guia de preparo

A guia de preparo é um molde que orienta o desgaste do dente, garantindo a espessura adequada para colocação das lentes de resina ou porcelana. A guia funciona como uma espécie de gabarito, ajudando o profissional na preparação.

3. Cimentação 

As lentes de contato dental são fixadas com materiais adesivos de última geração, assegurando máxima aderência. O uso de adesivos de qualidade contribui para que se tenha resultados duradouros, mesmo que com desgaste mínimo do dente.

Como preservar lentes de contato dental e a saúde bucal

A manutenção das lentes de contato é simples e importante para a durabilidade do tratamento e resultados. Além disso, o cuidado com as próteses também contribui para a saúde de dentes e gengiva. Mas o que você deve fazer, exatamente? Confira a seguir:

  • Ter bons hábitos de higiene bucal, com escovação e uso de fio dental;
  • Não usar os dentes como abridor e não consumir alimentos duros regularmente, para minimizar o risco de quebra das lentes dentais;
  • Evitar a ingestão de alimentos e bebidas ricos em corantes, como café e refrigerantes;
  • Consultar um dentista periodicamente para avaliação das lentes e realização de procedimentos de manutenção das próteses, se necessário.

As lentes dentais podem durar por vários anos se adotar esses cuidados. A lente de contato dental porcelana, especificamente, pode ter durabilidade de 10 a 15 anos ou mais.

Planejamento digital e naturalidade: os diferenciais do Consultório Larissa Ferioli

O Consultório Larissa Ferioli é o lugar perfeito para fazer tratamentos de odontologia estética em Curitiba. Realizamos o planejamento digital do sorriso e trabalhamos integrados ao laboratório para criar lentes de contato dental com acabamento ultranatural. Agende uma avaliação e saiba como podemos renovar seu sorriso!

Leia também:
>>>> O antes e depois da sua autoestima pode começar com uma lente de contato dental
>>>> Como o dentista pode ajudar a prevenir problemas bucais durante a gestação