Home » Porcelana ou resina no inlay: o que muda em estética, ajuste e durabilidade
O que você vai encontrar neste artigo:
ToggleA dúvida sobre uso de porcelana ou resina no inlay é comum entre os pacientes que precisam restaurar dentes de maneira mais significativa. Afinal, os materiais têm diferenças importantes no resultado estético, durabilidade e custo.
Você precisa fazer o procedimento, mas ainda não se decidiu entre porcelana ou resina? Neste artigo, apresentamos um comparativo entre os materiais para que tome uma decisão informada. Acompanhe e confira tudo o que você precisa saber!

Fonte: Freepik
A restauração inlay é uma alternativa para reabilitação oral, devolvendo funcionalidade e estética ao dente. Pode ser feita com porcelana ou resina e é aí que muitos ficam em dúvida sobre qual escolher. Confira um comparativo entre os materiais para ajudar na escolha:
A porcelana se destaca no quesito estética, porque apresenta uma translucidez semelhante à do esmalte dental natural. Além disso, mantém a cor estável por anos, sem sofrer alterações por alimentos, bebidas ou tempo.
Por sua vez, a resina também pode entregar bons resultados estéticos no início. Porém, é mais suscetível a manchas e perda de brilho com o passar do tempo, dependendo de manutenção frequente para ficar bonita.
A restauração inlay de porcelana e de resina pode ter bom ajuste oclusal e marginal, principalmente se confeccionada por sistemas digitais CAD/CAM. Assim, é possível reduzir o risco de infiltrações e garantir conforto na mastigação.
Um detalhe importante: a resina é mais sensível ao processo clínico. Por isso, pode exigir retoques ao longo do tempo para garantir um ajuste adequado e minimizar o risco de complicações.
A porcelana é muito mais resistente a desgastes e tem uma durabilidade maior. O material pode ter vida útil de vários anos, se o paciente adotar os cuidados indicados pelo dentista.
As próteses de resina possuem durabilidade menor e são mais propensas a desgastes, principalmente nas áreas de carga. Por isso, podem demandar trocas frequentes.
A porcelana demanda a substituição da peça em caso de fratura. A resina pode ser reparada, o que facilita pequenas correções. No entanto, esse processo deve ser feito por um dentista capacitado em restauração, para garantir o melhor resultado.
A restauração inlay de porcelana exige pelo menos duas etapas, a moldagem digital ou convencional, e a confecção em laboratório/CAD-CAM e cimentação.
Especificamente sobre o uso da resina, a restauração é confeccionada em consultório, normalmente em uma única sessão. Isso reduz o tempo de tratamento.
A porcelana é um investimento mais alto inicialmente, mas compensado pela durabilidade e estabilidade estética. O paciente não precisa trocá-la periodicamente, o que ajuda a economizar em médio e longo prazos.
O destaque da resina é o custo menor, o que acaba atraindo os pacientes. No entanto, lembre-se de que é um material que dura menos. Na prática, isso significa que precisará de substituições mais frequentes, o que pode aumentar o custo total do tratamento.
Os materiais são indicados para cáries ou fraturas moderadas, quando não há necessidade de coroa total. A porcelana costuma ser mais recomendada para quem busca longevidade e estética superior, enquanto a resina pode atender bem casos que exigem rapidez e menor custo imediato.
Nem sempre a escolha envolve apenas o material. A restauração dentária pode ser feita pela técnica inlay, onlay ou uso de coroa. Confira quando optar por cada uma:
A evolução da odontologia trouxe ferramentas que aumentam a precisão e a previsibilidade dos tratamentos. Na reabilitação oral e estética, por exemplo, utiliza-se o escaneamento intraoral em substituição às moldagens convencionais, tornando o processo mais confortável ao paciente.
Outras tecnologias empregadas no tratamento são os sistemas CAD/CAM. Eles permitem que as próteses sejam desenhadas e fresadas em altíssima precisão, reduzindo erros humanos e garantindo ajuste fino oclusal e marginal.
Quer transformar sua experiência durante o tratamento odontológico? Busque um dentista estética Curitiba que trabalhe com estrutura tecnológica moderna, oferecendo uma experiência diferenciada e resultados de alta qualidade.
A escolha entre porcelana ou resina deve ser feita com orientação profissional e análise criteriosa de cada caso. No Consultório Larissa Ferioli, auxiliamos o paciente nesse processo.
Trabalhamos com materiais de alta performance e técnicas modernas para unir estética e longevidade. Aliamos a precisão digital a uma visão estética refinada, sempre com foco em oferecer ao paciente o melhor resultado. Agende já uma avaliação!