BLOG
A imagem mostra um exemplo de uma mulher fazendo um procedimento estético.
24 de novembro de 2024
Compartilhe:

Quais são os procedimentos mais comuns da odontologia estética?

A odontologia estética é uma aliada na transformação de seu sorriso, garantindo dentes harmônicos no formato, tamanho e cor. Tudo isso sem deixar a funcionalidade de lado, é claro.

Dentro da odontologia estética há vários procedimentos, cada um com indicações específicas. Aqui, você descobre quais são os mais comuns e pedidos no consultório de estética dental. Vamos conferir juntos?

A imagem mostra um exemplo de uma mulher fazendo um procedimento estético.

 

Odontologia estética: saiba o que é

Trata-se de uma especialidade da odontologia voltada à estética do sorriso. Sua finalidade é melhorar a aparência do sorriso, deixando dentes alinhados e uniformes no tamanho, cor e formato.

Para atingir esses resultados, a odontologia estética utiliza uma série de procedimentos, abrangendo desde os mais simples até os mais complexos, como a reabilitação oral.

 

Procedimentos da odontologia estética mais comuns

A odontologia estética abrange diversos procedimentos, mas existem alguns que são mais conhecidos e comuns em consultórios. A seguir, você descobre quais são esses tratamentos e como eles melhoram o sorriso:

 

1. Clareamento dental

Sabe aqueles dentes amarelados, seja pelo envelhecimento ou consumo de alimentos e bebidas com corantes? O clareamento dental é o tratamento perfeito para combater esse problema.

O procedimento torna o sorriso iluminado, melhorando a autoestima do paciente e a confiança em sua imagem. Existem dois tipos de clareamento, o caseiro e o profissional. 

Ambos funcionam bem e a principal diferença entre eles está na duração do tratamento. O clareamento dental caseiro dura mais e a versão profissional, que é realizada em consultório, entrega resultados em poucas sessões.

 

Leia Também:

>>>> Odontologia estética: recupere sua autoestima com estes tratamentos

 

2. Facetas de porcelana

As facetas corrigem imperfeições de cor, formato e tamanho dos dentes, fazendo isso de maneira rápida, em poucas sessões, e sem dor. As facetas são lâminas de porcelana muito finas que são colocadas sobre os dentes naturais do paciente, “escondendo” eventuais problemas.

Normalmente, são indicadas para correção de cor, como tom amarelado mais intenso e manchas, bem como fraturas, desgastes significativos, entre outros problemas.

A porcelana possui alta durabilidade, por isso as facetas possuem longa vida útil, sobretudo quando o paciente segue os cuidados indicados pelo dentista estética. Por isso, é um tratamento com excelente custo-benefício, especialmente em longo prazo.

 

3. Lentes de contato dentais

As lentes de contato dentais têm finalidade semelhante à das facetas de porcelana. Elas também corrigem problemas de cor, formato e altura dos dentes, tornando o sorriso harmônico.

Então, qual a diferença entre lentes e facetas? Uma das principais é a espessura das lâminas que são colocadas sobre os dentes. As lentes são mais finas, por isso a indicação desse tratamento é para correção de problemas mais sutis, ou seja, menos complexos.

A lente, que pode ser confeccionada com resina ou porcelana, pode ser utilizada para corrigir dentes com tom amarelado mais leve, fechamento de diastemas, desgastes sutis, entre outros casos.

 

4. Coroas de porcelana 

A coroa de porcelana é uma prótese dentária fixa, normalmente unitária. Ela tem como objetivo restaurar e recuperar a estrutura de dentes quebrados, desgastados ou com cáries extensas.

Além de restaurar o sorriso, a coroa também tem um papel funcional, pois restaura a capacidade de mastigação do paciente. Isso impacta positivamente na digestão de alimentos e na qualidade de vida.

A coroa de porcelana é a mais comum, devido à naturalidade do resultado, o que é importante principalmente quando se fala na estética dentária. No entanto, também há a versão em resina, que possui preço mais acessível.

 

5. Prótese sobre implantes

Esse é o tratamento perfeito para reposição de dentes naturais. Primeiro, coloca-se os implantes, que são pinos que têm como objetivo substituir a raiz do dente. Depois, a prótese é instalada sobre os implantes, mantendo-a fixa.

Trata-se de uma solução mais moderna e atual, sendo a melhor alternativa à dentadura convencional. A prótese fica fixa sobre os implantes, sem mobilidade, o que oferece mais conforto no uso, bem como maior estabilidade.

A prótese também conta com o diferencial de ser mais durável do que a dentadura clássica, compensando mais o investimento. Além de tornar o sorriso completo e aumentar a autoestima do paciente, essa solução restaura funções orais do paciente, como a de mastigação.

 

Como saber qual procedimento é melhor para você?

Depois de conhecer os principais procedimentos de estética dental, é provável que você fique em dúvida sobre qual a melhor alternativa para o seu caso. Na realidade, somente um dentista é capaz de fazer essa indicação.

Lembre-se sempre de que cada caso é único. Por isso, um tratamento que ficou incrível em um conhecido pode não ser a melhor alternativa para você. Para saber o que funciona melhor, consulte um dentista odontologia estética.

 

Clínica de odontologia estética em Curitiba

Quer transformar seu sorriso e ter muito mais autoestima e confiança para se comunicar? Agende uma avaliação na clínica Larissa Odonto, que conta com uma equipe capacitada e estrutura completa e moderna para te atender!

Na clínica, você encontra tratamentos como facetas de porcelana em Curitiba, lentes de contato dentais, clareamento, entre outros, podendo deixar seu sorriso muito mais bonito com segurança e qualidade!

 

Leia Também:

>>>> Manutenção das lentes de contato dentais: quando é hora de garantir um sorriso perfeito novamente?

>>>> Implante dentário exige planejamento financeiro?