Clareamento Dental

Quando o sorriso amarelado se torna um incômodo, o clareamento dental é o melhor tratamento odontológico para iluminá-lo. Além disso, o procedimento remove manchas e contribui para que o paciente conquiste o sonho do sorriso perfeito.

O que é o clareamento dental?

É um tratamento de odontologia estética que tem como objetivo a melhora do sorriso e da aparência dos dentes naturais, alterando sua tonalidade.

Essa é uma técnica que, por meio do uso de substâncias químicas, auxilia na remoção de manchas e pigmentações que ficam na camada interna do dente, a dentina. O resultado é um sorriso mais iluminado e com tonalidade regular e harmônica.

Por que fazer o tratamento de clareamento dental?

Clareamento Dental

O clareamento tem como finalidade tornar o sorriso mais bonito, com tonalidade uniforme, livre de cor amarelada ou de manchas. Ao realizá-lo, é possível retomar a autoestima, sentindo-se melhor com a própria imagem.

Isso causa impactos positivos tanto no campo pessoal como no profissional, fazendo com que o paciente consiga se comunicar melhor, provocando boas impressões.

Com o procedimento, o paciente consegue remover manchas causadas por alimentos, bebidas e fumo, por exemplo. Além disso, elimina tons amarelados do dente e descolorações.

Para garantir esses resultados, é muito importante que o clareamento seja indicado por um dentista, que também vai acompanhar o paciente durante o procedimento.

Clareamento dental dói?

Há pacientes que fogem de tratamentos odontológicos, inclusive os estéticos, por medo da dor. E será que o clareamento dental dói? Há uma boa notícia: clareamento caseiro ou em consultório é indolor!

No entanto, o procedimento pode deixar os dentes sensíveis, causando um incômodo temporário que costuma desaparecer em poucas horas ou dias. 

É importante ressaltar que o clareamento não apresenta riscos à saúde e não enfraquece os dentes de forma alguma, mas exige alguns cuidados. 

Antes da colocação do gel, no caso do clareamento em consultório, é aplicado um protetor gengival que contorna os dentes, porque o produto clareador é lesivo à gengiva. 

Se o paciente sentir maior sensibilidade após o clareamento, recomenda-se que use pasta de dente à base de fluir e uma escova macia para higienização. Além disso, indica-se evitar o consumo de bebidas quentes ou geladas, sobretudo no pós-procedimento imediato.

Quem pode fazer o clareamento dental?

O clareamento de dente é indicado para o paciente que está com a saúde bucal em dia e deseja remover manchas ou tons amarelados de forma segura e efetiva. 

Caso tenha algum problema que impossibilite a realização do procedimento, recomenda-se tratá-lo para depois fazer o clareamento. O dentista avalia o paciente em uma consulta inicial e avalia a necessidade de tratamentos prévios.


Tipos de clareamento dentário

Existem três tipos de clareamento que podem ser indicados ao paciente: o caseiro, o de consultório e a associação desses dois. A diferença entre eles está na concentração do produto clareador e na frequência da aplicação. Confira como cada um funciona:

  • Clareamento caseiro

No clareamento dentário caseiro, o paciente usa uma moldeira com gel clareador de peróxido de hidrogênio ou carbamida, mantendo-a pelo tempo indicado pelo dentista. 

Como o procedimento é feito em casa, o gel tem uma menor concentração do ativo clareador, o que garante maior segurança ao paciente. O clareamento é feito de forma gradual, mas o tratamento é efetivo, atingindo um bom resultado.

Um dos diferenciais do clareamento caseiro é seu preço acessível. Por isso, é a alternativa perfeita para quem não pode gastar muito e não tem pressa em ver o resultado do tratamento.

  • Clareamento em consultório

Trata-se da opção feita com o acompanhamento do dentista. Por isso, é possível usar uma concentração maior do ativo clareador, o que ajuda a ter resultado já na primeira sessão.

Com essa alternativa, é possível chegar ao clareamento que o paciente deseja com um número menor de sessões, entre três ou quatro. O dentista também pode fazer uso do laser, que acelera a quebra do pigmento e clareia os dentes mais rápido.

O tratamento em si é muito simples: o dentista aplica um produto que isola e protege a gengiva. Então, faz a aplicação do gel clareador e, se necessário, do laser.

É a técnica que possui preço sutilmente mais alto, mas que compensa porque se tem resultados em pouco tempo. Por isso, é uma alternativa para quem deseja clarear os dentes em curto prazo.

  • Combinação das técnicas de clareamento

Neste caso, o paciente faz o clareamento em casa e em consultório. De maneira geral, não é uma técnica muito indicada, porque os tratamentos isolados costumam dar bons resultados. A combinação só é feita em casos especiais com orientação do dentista.

Vale citar que, independentemente de qual opção escolher ou for a indicação feita pelo profissional, quando o clareamento é bem-feito chega-se ao mesmo resultado.

É importante ressaltar que cada pessoa atinge um nível de cor durante o clareamento, que depende unicamente de sua genética – ou seja, da matiz de cor de cada um. Portanto, o resultado pode variar entre os pacientes.

Contraindicações

  • Falhas genéticas (amelogênese imperfeita e dentinogênese);
  • Cáries ativas e doença periodontal, como a gengivite ou periodontite;
  • Dentes quebrados ou com exposição de dentina;
  • Pessoas com hipersensibilidade aos ativos usados para clareamento;
  • Gestantes e lactantes.

Orientações gerais sobre o clareamento dental

Quanto tempo dura o resultado do clareamento dental?

Há quem pense que o clareamento deixa os dentes brancos para a vida toda, mas não é bem assim que funciona. Com o passar do tempo, eles vão acumulando pigmentos de alimentos e bebidas.

Portanto, é muito comum que o dente volte a ganhar uma tonalidade amarelada ou que fique com algumas manchinhas. É justamente por isso que se recomenda que o paciente faça um retoque do clareamento.

De maneira geral, esse retoque deve ser feito a cada dois anos, mas pode ser que o paciente precise antecipar ou que possa postergar, de acordo com seu caso. Consulte um dentista para saber de quanto em quanto tempo realizar o procedimento.

Orientações gerais sobre o clareamento dental

Antes do clareamento, o paciente deve fazer o tratamento clínico completo com limpeza, remoção de eventuais cáries e o que mais for preciso para que os dentes estejam saudáveis. Só então é possível realizar o procedimento. 

As restaurações de resina e próteses já existentes não sofrem alteração de cor, portanto, o paciente deve estar ciente da necessidade de uma possível troca.

No pós-procedimento, recomenda-se que o paciente siga cuidados especiais para manter os dentes claros por mais tempo. Veja quais são as principais recomendações:

  • Se fumar, o ideal é que abandone esse hábito, pois pode acelerar o amarelamento dos dentes e aumenta a possibilidade de manchas;
  • Evite alimentos com pigmentos naturais ou artificiais em excesso, como café, açaí, refrigerantes, entre outros;
  • Evite alimentos e bebidas muito ácidos, pois deixam os dentes mais suscetíveis a manchas. Sempre que possível, prefira não os consumir;
  • Mantenha uma rotina de higiene bucal, com escovação dos dentes e uso de fio dental. Assim, conseguirá reduzir a possibilidade de danos e manchas;
  • Faça um enxágue bucal sempre que consumir alimentos e bebidas ácidos ou com corantes, o que ajudará a minimizar o risco de manchas.

Clareamento dental em Curitiba

Está em busca da clínica de odontologia estética em Curitiba perfeita para fazer seu clareamento dental? O consultório da Dra. Larissa Ferioli tem estrutura completa e segura para lhe atender, além de profissionais especializados.

Além do clareamento dental, que é feito com materiais de qualidade e seguros, a clínica também disponibiliza outros tratamentos, como os de implantes, periodontia, reabilitação do sorriso e clínica geral.

Agende uma avaliação com um dentista Batel Curitiba da clínica, faça uma avaliação e realize o clareamento dental com um profissional capacitado, garantindo um sorriso encantador e livre de manchas!

ENTRE EM
CONTATO

Entre em Contato

DEPOIMENTOS

Oferecemos dois tipos de clareamento: caseiro e de consultório.

O número de sessões geralmente varia de duas a cinco para completar o tratamento.

Em média, o tratamento mantém os resultados por cerca de dois anos.